Sorrir é de graça! Confira como ter dentistas sem custo. - Bloogao

Sorrir é de graça! Confira como ter dentistas sem custo.

Volte a sorrir sem preocupações!

No Brasil, milhões de pessoas têm o desejo de ir ao dentista buscando ter o sorriso perfeito. Porém, o alto custo desse atendimento acaba por afastar a maioria dos brasileiros de uma saúde bucal adequada.

Por isso separamos algumas formas de conseguir dentistas sem custo, para você que deseja voltar a sorrir sem vergonha.

Tratamento de graça pelo SUS: Brasil Sorridente

O Serviço Único de Saúde oferece serviços odontológicos gratuitos, através do programa Brasil Sorridente .

A iniciativa inclui a distribuição de kits de higiene bucal e tratamentos odontológicos e é destinado para qualquer cidadão ou cidadã, porém com foco especial voltado para pessoas mais vulneráveis.

O programa também implantou a criação de CEO´s (Centro de Especialidades Odontológicas) e de LRPD´s (Laboratórios Regionais de Práticas Dentárias) visando melhor atender a população e suas necessidades

O Bloogao acredita que que todos devem ter acesso a serviços odontológicos de qualidade!

Para ter acesso a esse programa, baixe o aplicativo MeuSus e procure a UBS mais próxima de você. No aplicativo faça o log-in e clique na opção “Rede de Saúde”.

Você será redirecionado para um menu onde todos os serviços ofertados pelo SUS aparecem, inclusive o de “Saúde Bucal”. Ao entrar nessa área, você verá as unidades próximas que disponibilizam esse atendimento.

Investimentos em 2024

Atualmente, o programa Brasil Sorridente conta com 35 mil equipes de Saúde Bucal, que atendem pelo SUS.

Para aumentar essa oferta e garantir o acesso ao bem-estar bucal nas mais diversas regiões do país, o Ministério da Saúde anunciou em Maio de 2024 que o programa terá um total de 3,8 bilhões investidos, valor esse 126% maior do que o orçamento do ano anterior.

Com o investimento, o planejamento é beneficiar mais de 22,8 milhões de pessoas e contratar mais de 6.500 pessoas. O programa federal almeja alcançar cerca de 62,5% da população brasileira com serviços de odontologia gratuito.

Dentistas sem custo em Clinicas Universitárias

Uma alternativa interessante para aqueles que buscam dentistas de forma gratuita é procurar por faculdades de Odontologia que forneçam suas clínicas universitárias para prestar assistência odontológica.

O tratamento é feito por alunos sob supervisão de professores. É também uma forma de cooperação mútua entre futuros dentistas e pacientes, pois fornece experiência para os alunos, ao mesmo tempo que proporciona saúde bucal para a população.

  • USP: A Clínica Odontológica da USP conta com mais de 190 boxes individuais que permitem aos alunos reproduzir todas as operações odontológicas de um consultório. Para ser atendido ligue (11) 3091-7418 ou envie um email para [email protected]. Os atendimentos são realizados no inicio de cada semestre, com lista de espera formada por ordem de inscrição.
  • UNIP: A Universidade Paulista também disponibiliza sua clínica de odontologia para a população. São oferecidos os serviços de restaurações, tratamentos de gengiva e canal, além de cirurgias, prevenção e diagnósticos de doenças bucais.
  • Cruzeiro de Sul: A Universidade também possui um amplo complexo de clinicas e laboratórios a disposição da população. Os serviços vão desde atendimentos à criança, até cirurgia e restauração. Os campus da universidade que disponibilizam essa atividade são o Campus Liberdade e São Miguel.
  • UNICID: A chamada Clínica de Odontologia Dr. Fernando Souza Lapa abrange uma área de 2 mil metros quadrados com capacidade de 180 atendimentos por dia. Serviços de rotina e de emergência são realizados e os atendimentos vão de segunda à sexta, das 7h30 às 21h.

Diversas universidades oferecem esse tipo de serviço, pois também serve como forma de avaliação para os alunos. Procure a faculdade de Odontologia mais próxima de você e busque mais informações para sorrir de graça.

Dentistas Sem Custo: Programas Regionais

Além de iniciativas do governo e de faculdades, existem também programas regionais espalhados pelo Brasil com o intuito de levar saúde bucal, para as pessoas. Um exemplo é o Sorria São Paulo, criado em 2001 com o objetivo de apoiar os municípios mais vulneráveis.

Esse apoio é baseado em compras de insumo, equipamentos e custeio para os atendimentos odontológicos. 239 municípios paulistas estão aptos a receber os recursos.

Em 2022, o programa atingiu mais de 105 mil pessoas em 237 cidades. Nos primeiros 7 meses de 2023, foram mais de 40 mil atendimentos realizados.

A lista de municípios habilitados para receber o programa pode ser encontrada no site do Governo de São Paulo.

Dentistas sem custo em ONG´s

Diversas ONGs brasileiras se empenham em levar tratamentos odontológicos para aqueles que mais precisam. A Turma do Bem tem o programa Dentista do Bem , que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e jovens entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social, prestado a eles atendimento gratuito até completarem 18 anos.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, determinado por uma triagem feita antes em escolas públicas ou instituição social. Crianças e jovens com problemas bucais graves, menores condições econômicas têm prioridade no atendimento e em sorrir de graça.

Fundada em 2016, a Por 1 Sorriso é outra organização sem fins lucrativos que já atingiu mais de 25 mil pessoas e realizou mais de 70 mil procedimentos odontológicos em comunidades do Brasil, e em países como Quênia e Moçambique.

O Instituto Sorrir para Vida , criado em 2007, é uma ONG feita pela cirurgiã dentista Marisa Helena de Carvalho (motivada pelo seu enfrentamento do câncer) e pela médica oncologista Vanessa de Carvalho Fabrício, para garantir o tratamento odontológico de crianças com câncer e deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Importância da saúde e higiene bucal

Em 2022, a OMS fez um relatório que apontou que cerca de 45% da população mundial, equivalente a 3,5 bilhões de pessoas, sofre com doenças bucais.

De acordo com o documento, nos últimos 30 anos houve um aumento de 1 bilhão no número de novos pacientes com esses problemas, sendo a cárie a líder entre as ocorrências, com mais de 2,5 bilhões de casos.