Tudo sobre a Nova Carteira de Identidade - Bloogao

Tudo sobre a Nova Carteira de Identidade

Sabe aquele seu RG que vive perdendo a tinta? Esquece ele. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) veio para substituir e dar um upgrade no seu RG. Por quê? Bem, continue lendo e descubra!

Anúncios

Unificando o mundo: como funciona a Carteira de Identidade Nacional?

Primeiramente, a CIN não é apenas uma versão renovada e bonitona do seu velho RG. Ela está aqui para mudar o jogo! A novidade é que a CIN adotará o CPF como único número identificador. Ou seja, adeus confusões e lista de números para decorar!

Anúncios

Além disso, a CIN trará um QR Code para verificação de autenticidade (oi, tecnologia!) e um código internacional, o tal do MRZ, utilizado em passaportes. Isso significa que a CIN pode virar até seu novo passaporte para viagens. Legal, né?

Muito mais que um documento: uma questão de identidade

Anúncios

E aí, vem a melhor parte: a nova carteira de identidade será impressa sem a designação de “sexo” e sem diferenças entre “nome social” e “nome”. Isso mesmo, galera! A CIN está aqui para fazer história e tornar nosso país um lugar um pouquinho mais inclusivo para todos. E não é que a evolução chegou mesmo?

Como conseguir minha nova CIN?

Agora que você já está animado para ter uma dessas (e quem não estaria?), você deve estar se perguntando: “Mas como faço para conseguir minha CIN?” A resposta é: vá até a Secretaria de Segurança Pública do seu estado. A primeira via da CIN é gratuita, mas cada estado tem suas próprias regras para a emissão de uma segunda via.

Para tirar sua nova identidade, você precisará da sua certidão de nascimento ou de casamento. E aí é só esperar para receber sua nova CIN. Não se esqueça de dizer adeus ao seu RG, ele fez um bom trabalho até aqui.

E se eu não quiser mudar para a Carteira de Identidade Nacional?

“Mas e se eu gostar do meu RG?”, você pode perguntar. Bem, apesar do seu RG ainda ser válido até fevereiro de 2032, todos precisaremos adotar a nova CIN em algum momento. Mas sem estresse, ainda temos tempo.

Sua nova CIN, em formato digital

Ainda não se impressionou? Então segura essa: você poderá ter sua CIN em formato digital! Isso mesmo! Depois de receber seu documento impresso, você poderá acessar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) e emitir sua CIN em formato digital, similar ao que já ocorre com a CNH. Com o mundo se tornando cada vez mais digital, nada mais justo que ter nossos documentos também em formato digital, né?

Para onde viajar com sua nova Carteira de Identidade Nacional?

A CIN é tão power que servirá até para viagens internacionais. Na verdade, com o código de padrão internacional (MRZ) impresso no documento, dá pra usar a CIN como passaporte para determinados destinos. Mas, claro, sempre é bom verificar antes de fazer as malas e colocar o pé na estrada.

Já tem CIN e quer trocar pela versão mais recente?

Se você já tem uma CIN, mas quer realizar a troca para essa nova edição, poderá solicitar uma nova via. E a melhor parte é que isso poderá ser feito logo após a publicação do decreto, em junho. Que beleza, né?

Carteira nova, vida nova

Uma das grandes vantagens da CIN, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, é que as chances de fraudes serão muito menores. Sabe aquele esquema de ter um RG para cada estado? Isso é passado. A CIN traz mais segurança para todos nós e ainda facilita nossa vida.

Vai precisar pagar para emitir a Carteira de Identidade Nacional?

Eu sei, eu sei, você deve estar pensando: “Tudo isso é muito legal, mas e o preço dessa belezinha?”. Pois então, segura a surpresa: a primeira via da nova carteira e as renovações são gratuitas! Isso mesmo que você leu. Ainda existe coisa gratuita no mundo, ufa!

Agora, se você perdeu e precisa emitir uma segunda via, aí sim, vai ter uma cobrança. Mas calma, o valor vai depender da tabela de cada unidade federativa. Ei, vamos cuidar bem dos nossos documentos, né?

E quais são os documentos necessários para tirar a CIN?

Como vocês sabem, eu sou muito prático, então, já vou direto ao ponto. Para solicitar a primeira via da nova identidade, você só vai precisar da certidão de nascimento ou casamento. Viu só, moleza!

E o prazo de validade da nova Carteira de Identidade Nacional, qual é?

E você aí pensando que a CIN seria eterna, né? Infelizmente, ela também tem prazo de validade, mas varia conforme a idade da pessoa:

  • De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Quando será possível emitir a CIN?

Se depois de tudo isso, você ficou animado e já quer correr para emitir a sua, tenho uma boa notícia: a emissão da nova carteira já pode ser feita!

No entanto, a alteração relacionada aos campos “nome social” e “nome” só poderá ser impressa a partir do decreto que regulamentará a medida, com previsão de publicação no fim de junho. Mas, a partir da publicação no Diário Oficial, todos os novos documentos serão emitidos no novo modelo. Então, já vai se preparando!

Agora que você já sabe tudo sobre a nova CIN, é hora de se preparar para essa mudança. Mesmo que a troca não seja imediata e você tenha até 2032 para realizar, vale a pena já ir se informando e entender todos os benefícios que ela trará. Afinal, quanto mais informação, melhor, né?

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *