Como economizar com o gás em alta - Bloogao

Como economizar com o gás em alta

Antes de mais nada, vamos entender por que essa crise do gás tá deixando a gente de cabelo em pé (e não é por causa do preço do shampoo, que também tá pela hora da morte).

O gás de cozinha é derivado do petróleo, que teve uma alta de preço mundial nos últimos tempos. Além disso, tem a questão do dólar, que influencia no valor do produto importado. E, pra completar, tem a pandemia, que afetou a produção e a distribuição do gás em muitos países. Resumindo: é um combo de fatores que tá deixando o gás mais caro do que o nosso sonho de ter uma cozinha gourmet.

O que fazer para economizar no gás?

Agora que já entendemos a causa do problema, vamos às soluções. A primeira dica é: use o gás com moderação. Parece óbvio, mas às vezes a gente deixa o fogo ligado por mais tempo do que precisa, ou deixa a panela no fogo alto quando podia abaixar. Então, preste atenção no que você tá cozinhando e tente usar a menor chama possível. Ah, e não deixe a panela destampada, que o gás vai embora mais rápido do que o pudim na casa da sua tia.

Outra dica importante é investir em panelas de boa qualidade. Sabe aquelas panelas velhas que você herdou da sua avó? Então, elas podem ser lindas de morrer, mas às vezes são grossas demais ou têm buracos que deixam escapar o calor. Isso faz com que você precise de mais gás pra cozinhar, o que aumenta o gasto. Então, se você puder, compre panelas novas e mais eficientes.

E se eu não puder comprar panelas novas?

Se você não tá podendo investir em panelas novas agora, não tem problema. Dá pra economizar mesmo assim. Uma dica é usar a tampa da panela sempre que possível. A tampa ajuda a manter o calor dentro da panela, o que faz com que você precise de menos gás pra cozinhar. E, se a sua tampa não tá muito boa, você pode improvisar com um pedaço de papel alumínio ou uma tampa de panela menor.

Outra dica é aproveitar o calor residual da panela. Sabe quando você desliga o fogo e a panela ainda tá quente? Então, dá pra aproveitar esse calor pra terminar de cozinhar o alimento. Basta desligar o fogo um pouco antes do tempo necessário e deixar a panela tampada até terminar o cozimento.

E se eu quiser fazer algo diferente?

Se você tá cansado de comer arroz e feijão todos os dias (ou se é só um fã de receitas exóticas ), a gente também tem uma dica pra você. Experimente cozinhar em panelas elétricas! Elas usam menos gás do que o fogão convencional e ainda são super práticas. Dá pra fazer desde arroz até macarrão, passando por receitas mais elaboradas. E, se você é fã de comida japonesa, pode investir numa panela elétrica de Yakisoba e fazer o prato em casa mesmo.

E se eu quiser economizar ainda mais no gás?

Se você tá querendo economizar de verdade, dá pra ir além das dicas que a gente deu até agora. Uma opção é usar o fogão a lenha, que é bem mais barato do que o gás. Claro que isso só é possível se você tiver espaço e recursos pra construir um fogão desse tipo. Mas, se você mora em zona rural, pode ser uma boa alternativa.

Outra opção é investir em energias renováveis, como a energia solar. Hoje em dia já existem fogões movidos a energia solar, que são ótimos pra quem quer economizar no gás e ainda ajudar o meio ambiente. Claro que o investimento inicial pode ser alto, mas a longo prazo pode valer a pena.

Bom, agora que a gente já deu um monte de dicas pra economizar no gás, é hora de colocar em prática e ver a diferença na conta do final do mês. E, se ainda assim você tá sentindo falta daquele frango assado na brasa, não se preocupe. Sempre dá pra improvisar um churrasquinho usando uma grelha de ferro e um pouco de carvão. Só não esquece de chamar os amigos (mas avisa que cada um tem que levar a sua própria carne, que aí a economia é garantida!).

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *