Entretenimento

Ano-Novo Chinês: conheça a festança de 15 dias

COMPARTILHE AGORA!

O ano-novo é uma das celebrações mais festejadas no mundo inteiro. As pessoas aguardam o ano todo para fazer suas simpatias, agradecer o ano que passou e fazer pedidos para o ano que está por vir. Milhares de tradições são cultivadas e praticadas durante os últimos e os primeiros dias de um ciclo anual. Mas isso é pra quem segue o calendário gregoriano. Os chineses seguem o calendário lunar, portanto, eles não comemoram o ano-novo junto com a maioria dos países do mundo.

As celebrações do Ano-Novo Chinês já acontecem há mais de 2 mil anos. Os ritos de passagem começam semanas antes da data, que é tão especial para os chineses que costumam durar cerca de 15 dias! Um dos principais rituais é de fazer uma bela faxina na casa para afastar os maus espíritos.

Nos últimos dias do calendário lunar, há uma oferenda ao Deus da Cozinha, para que nunca falte prosperidade em casa. As portas das ruas chinesas ficam repletas de papeis vermelhos com escritas douradas de boa sorte para atrair bons fluidos. A cor vermelha, inclusive, é a que mais representa sorte para os chineses e está presente nas famosas lanternas e por todo o país.

À meia-noite, todos os membros da família comem uma guioza, famoso bolinho cozido no vapor com recheio de carne suína. Os mais jovens ganham dinheiro da matriarca da família em envelopes vermelhos, mas não podem abrir na frente de quem os presenteou.

Assim como no Brasil, os chineses compram roupas novas para usar durante a virada, para simbolizar o novo começo, e também há uma belíssima queima de fogos tradicional. As festas de ano-novo costumam começar à meia-noite e durar até o amanhecer. No 15º dia, encerram-se as comemorações de ano-novo com o famoso Festival das Lanternas.

A data

Como os chineses não seguem o calendário gregoriano, todo ano a data do Ano-Novo Chinês vai mudar. Isso porque ela depende da posição dos planetas e do zodíaco. A data é escolhida da seguinte forma: o ano-novo começa na segunda lua nova do solstício de inverno, e dura 14 dias, terminando com a Festa das Lanternas, no 15º dia que é a primeira lua cheia do ano. No nosso calendário, o dia sempre vai estar entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro.

Cada ano novo está ligado a um animal, que faz parte do zodíaco chinês. Esses doze animais teriam atendido ao chamado de Buda, e são eles: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco; nesta ordem. Em 2020 entramos no ano do rato, ou seja, 2021 será o ano do búfalo.

O dragão

Com certeza você já viu vários dragões chineses, seja em filmes ou reportagens sobre a celebração do ano-novo chinês. Claro que o dragão tem um significado: segundo os chineses acreditam, o dragão e também o leão, são animais capazes de afastar todo o mal. Por esse motivo, no Ano-Novo Chinês tem desfiles com danças, a chamada Dança do Dragão, que tem como objetivo atrair a boa sorte e prosperidade.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.