cartao do aluguel social
Promoções

Aluguel Social. Como se cadastrar para receber o benefício

COMPARTILHE AGORA!

Muitas famílias com baixa renda são obrigadas a viver de aluguel por não ter condições de comprar um imóvel próprio, e o Programa Aluguel Social existe para ajudar essas pessoas quando não existem meios para fazer o pagamento!

Criada em 93 pelo Governo Federal, a lei n° 8.742 e o Decreto 6.307/07 regulam o cadastro para o Aluguel Social que é um serviço prestado aos cidadãos de vulnerabilidade temporária e calamidade pública tendo como finalidade o fornecimento de ajuda financeira para o pagamento de aluguel de imóvel residencial.

ONDE ELE EXISTE?

Não importa a cidade, Estado ou país, sempre existirão pessoas morando de aluguel, seja por conveniência, por necessidade ou seja o motivo que for. Muitas vezes algumas famílias perdem a condição de arcar com essa despesa e, para não ficar sem ter moradia digna a oferecer para sua família, elas recorrem a ajuda do Governo através do Aluguel Social.

O programa é em sua maioria oferecido pelo governo municipal. Os cadastros devem ser feitos através da secretaria de assistência social das prefeituras. Existem alguns planos nacionais de auxílio, mas nenhum que esteja socorrendo a população atualmente.

O meio mais simples é consultar o site da prefeitura do seu município e entrar em contato com os assistentes sociais. Eles são as pessoas mais indicadas para te orientar sobre o benefício do Aluguel Social.

QUEM TEM DIREITO?

  • Famílias que tenham sofrido algum acidente envolvendo catástrofes naturais;
  • Famílias com necessidade de sair de suas casas por causa dos projetos do PAC (conforme citado anteriormente);
  • Famílias que vivem em áreas de risco.
  • Famílias inscritas no Programa Bolsa Família;
  • Famílias cadastradas no CadÚnico do Governo Federal;
  • Famílias cadastradas no Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Famílias que tenham condições financeiras e sociais insuficientes;

Se você tem dúvidas, pode acessar o site do governo federal ou da prefeitura de seu município para conseguir mais informações, mas basicamente, para ter fazer o cadastro no Aluguem Social, o caminho é procurar a secretaria de assistência social, ou diretamente um assistente social da prefeitura de sua cidade!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.